Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bié carece de investidores para exploração de minerais  

     Economia              
  • Bié • Quinta, 27 Abril de 2023 | 15h00
Polígno de exploração de diamantes da cooperativa Tchitembo Tchalaza
Polígno de exploração de diamantes da cooperativa Tchitembo Tchalaza
Pedro Parente

Cuito - A província do Bié, centro de Angola, com imensas potencialidades mineralógicas, carece de investidores nacionais e estrangeiros para a sua exploração, tendo em conta a importância que se reveste no aumento de receitas para os cofres do Estado e do bem-estar das populações.

Durante um workshop realizado na cidade do Cuito, que marcou o Dia do Trabalhador Mineiro Angolano, assinalado hoje, foi apresentado um estudo que aponta a existência de 17 recursos minerais por se explorar ou poucos explorados nesta província, como o ferro, galena, diamante, rubi, granada, ilmenita, quartzo, tantalite, estivina, kimberlitos, materiais de construção de origem mineira (granitos, argilas, calcário, caulino) e águas minero-medicinais e de mesa.

Desses minerais, apenas existe a exploração do diamante, nos municípios da Nhârea, Chitembo, Andulo, Camacupa e Cuemba, ainda assim de forma artesanal.

O engenheiro Joaquim Kapango, assessor do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado do Bié, que falava sobre as potencialidades minerais existentes e processo de licenciamento geológico, disse haver poucas empresas a apostarem na exploração de inertes, por falta de financiamento.

Para se ter uma ideia, do estudo feito pelo Governo, o ferro, localizado em Chivaúlo, no município do Andulo, a sua exploração ainda é nula, assim como o Quartzo, localizado nos municípios do Andulo, Camacupa, Chinguar, Chitembo e Nhârea.

O administrador-adjunto do Cuito para o sector Político, Social e das Comunidades, Paulino Jamba Esssacalalo, que representou o governador do Bié, Pereira Alfredo, neste workshop, solicitou a intensificação das acções de fiscalização em todo interior da província, sobretudo nas áreas diamantíferas.

Outrossim, encorajou as entidades do ensino superior púbicas e privadas desta parcela do país a prosseguirem na aposta de cursos de engenharias, focadas nas mineralogias, para o desenvolvimento socioeconómico que se precisa.

Durante o evento, os participantes abordaram ainda a cartografia de riscos de erosão ravinar do Cuito e a proposta de medidas ambientais para o controlo e prevenção de ravinas na capital biena.JEC/PLB





Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+