Luanda – A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e o Banco de Fomento Angola (BFA) assinaram, esta sexta-feira, um memorando de entendimento para disponibilizar aos investidores privados informações técnicas e soluções fiáveis para o financiamento de projectos, créditos e investimentos no país.
Este instrumento de cooperação visa dotar os potenciais investidores privados,nacionais e estrangeiros de informações específicas no quadro legal, económico-financeiro, com foco nos mecanismos de repatriamentos de capitais, bem como projectos fiáveis e estratégicos para investimentos em Angola.
Dentre os objectivos do memorando, consta o de incentivar as empresas nacionais e estrangeiras a investirem no sector do agronegócio, no quadro das políticas fiscais e outros incentivos à disposição da felicitação do bom ambiente de negócios.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da AIPEX, Lello Francisco, assinante do memorando, considerou de estratégico essa parceria com o BFA, no quadro da captação de investimento privado estrangeiro para o sector do agro-negócio e da diversificação da economia de Angola.
Para o gestor da entidade encarregue de captar investimentos privados, o BFA tem instrumentos financeiros específicos de apoio à promoção da agricultura, com facilidades que podem despertar o interesse de investidores estrangeiros.
“Esta parceria, entre a AIPEX e o BFA, de alguma forma vai conseguir contribuir para o incremento de investimento privado nacional e estrangeiro no país, por força dos mecanismos que o banco apresenta aos empresários”, afirmou.
Já o presidente da Comissão Executiva do BFA, Luís Gonçalves, destacou que o BFA tem, na sua estrutura, uma direcção que atende particularmente ao sector da agricultura, com foco no agronegócio.
“O BFA pretende, cada vez mais, ajudar a base de desenvolvimento diversificado, abrangente e sustentável do país para projectar um crescimento acelerado nos próximos anos”, salientou.