Luanda - Sete sturtups no estágio inicial “Alfa” (período de desenvolvimento da empresa), voltadas aos ramos das finanças, sustentabilidade, mobilidade urbana e comércio electrónico, representarão o país na “Web Summit Lisboa edição 2024”, a ter lugar de 11 a 14 deste mês, em Portugal, soube-se esta segunda-feira, em Luanda.
A informação foi avançada pelo administrador executivo do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Bráulio Augusto, durante uma conferência de imprensa, que visou abordar a participação de Angola no evento, sublinhando que o país estará igualmente representado nas áreas de robótica e tecnologia.
Trata-se das pequenas empresas Cyto, Sócia, ANDA, Aro-TEC, Ecoselecta, 5-Linhas e Kubinga, previamente capacitadas com o apoio da Internacional Finance Corporation (IFC), instituição afecta ao Banco Mundial, no sentido de encontrar o modelo de negócio das mesmas.
Segundo Bráulio Augusto, a participação na cimeira visa proporcionar experiência imersiva a estas sturtups angolanas para que aprendam e criem conexões com outros empreendedores, investidores e líderes globais, com vista a contribuir para a diversificação económica do país e sua transformação numa referência em tecnologia e inovação em África.
Disse esperar que tal presença se traduza em novas parcerias estratégicas e ligações internacionais em prol da dinamização do ecossistema angolano de empreendedorismo.
Na ocasião, o gestor reafirmou o contínuo apoio do INAPEM a estas empresas e aos empreendedores angolanos, de forma geral.
A Web Summit é um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação, realizado desde 2009.
Com o foco nas tendências de marketing e Inteligência Artificial (IA), este ano prevê-se a participação de mais de três mil sturtups, que durante quatro dias vão apresentar ideias e projectos, com vista a moldar o futuro.
Será a primeira vez que o país estará representado neste evento com uma delegação, sendo que noutras edições starups e empresas nacionais participaram a título individual. ACC/VC