Luanda - A selecção nacional feminina de xadrez perdeu hoje (segunda-feira) diante das Filipinas, por 3,5, em partida da 4ª jornada das Olimpíadas, que decorrem na cidade de Chennai, na Índia.
Angola obteve o meio ponto pelo empate da xadrezista Renelsa Antónia diante da Mestre Internacional (MI) Kylen Mordido.
A MI Esperança Caxita perdeu frente a Grande Mestre (GM) Janelle Frayna, a Mestre Fide (MF) Ednasia Júnior foi superada pela MI Jodilyn Fronda, tal como a MF Luzia Pires não teve chances ante a MI Antoinette de San Diego.
Na 3ª ronda, disputada domingo, as xadrezistas nacionais cilindraram o Barbado, por 4-0. Esperança Caxita venceu Katrina Blackman, Ednásia Júnior bateu Hannah Wilson, Luzia Pires superou Kiarra Eversly e Renelsa António ganhou Chanon Reifer-Belle.
Em masculinos, para a 4ª jornada, nessa segunda-feira, a selecção venceu a similar do Mali, por 3,5 pts.
Domingo, para a 3ª ronda, os representantes angolanos perderam diante da Dinamarca, por 4-0. David Silva sucumbiu diante do GM, Buhl Bjerre, Sérgio Miguel baqueou ante o GM Mads Andersen, Domingos Júnior perdeu com o Sondergaard Jesper e Amaro Lutuima com Stig Rasmussen.
A selecção de Azerbaijan é a líder da competição feminina com 13,5 pontos. Angola ocupa a 71ª posição, com 9,5.
Já em masculinos, a Índia é a primeira colocada com 15 pontos, enquanto Angola é a 103ª com 8 pts.
A 44ª edição das Olimpíadas de xadrez, que está a ser disputada por 190 países, em ambos os sexos, encerra no dia 10 de Agosto.