Luanda - A vitória da Selecção Nacional de futebol sobre a similar do Ghana, por 1-0, em Kumasi, no jogo da primeira jornada do Grupo F de apuramento ao CAN2025, em Marrocos, constitui o destaque da semana desportiva do país.
Os Palancas Negras, designação da equipa de Angola, fizeram história no Estádio Baba Yara, com golo de Milson (90´+3), em casa do adversário, somando três pontos.
Na segunda-feira, às 20 horas, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, os angolanos vão defrontar a congénere do Sudão (que também venceu o Níger), duelo da segunda ronda, em que o avançado Depú, estará de fora, afastado do grupo de trabalho por má conduta.
A semana finda, também foi marcada com o encerramento dos Jogos Paralimpicos de Paris2024, em França, onde a velocista angolana Juliana Moko, deficiente visual total classe T11, bateu vários recordes nos 100 e 200 metros que pertenciam a Esperança Jicaso, ja retirada das pistas.
Nos sete dias, realce ainda da estreia das selecções nacionais de basquetebol no Campeonato Africano Sub-18, em ambos sexos, que decorrem em Pretória, na África do Sul.
Os masculinos venceram, na estreia, o Uganda, por 89-73, e derrota por 65-70, ante à Nigéria, enquanto que, a equipa feminina derrotou Marrocos, por 74 -62, e volta a jogar segunda-feira, com a similar da Zâmbia.
Em Portugal está a selecção sénior masculina de hóquei em patins, que se prepara para disputar o Campeonato do Mundo, a decorrer em Novara (Itália), de 14 a 22 do corrente.
O cinco angolano entrou para a fase de jogos de preparação, tendo sido derrotado, por 1-3, pelo Juventude de Viana. WR