Cairo – Os Técnicos angolanos Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Interclube) participam desde hoje, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional de Andebol (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
A decorrer até ao dia 2 de Outubro, na Academia de Andebol do Cairo, o evento visa a capacitação de formadores para as licenças IHF D e C, que os habilita para prelectores da CAHB, e conta com a participação, alem de Angola, de profissionais da Libia, Argélia, Camarões, Egipto, Guiné, Nigéria, Senegal, Uganda, Gabao e Tunisia.
A acção formativa reserva sessões teóricas, durante as quais os formandos vão se debruçar sobre a estrutura actualizada dos Regulamentos de Educação de Coaching da IHF, o perfil e objectivos gerais da Educação multiplicadora da IHF nos continentes, e a experiência em formação de treinadores em África.
Em abordagem estarão igualmente as novas soluções e ideias para a educação do futuro, projectos de desenvolvimento e ferramentas para treinadores em África, aspectos a serem ministrados em seis tópicos específicos, designadamente, demonstração, explicação, organização, correcção, motivação e avaliação.
Vão igualmente abordar a importância das diferentes faixas etárias do andebol infantil e juvenil, e “Como leccionar em cursos D- e C-License, conexão com a situação em África. Em sessão teórica, os formandos vão aprender Metodologias de ensino de andebol - Formação Infantil e Juvenil – conceito de longo prazo.
A abordagem sobre o perfil especial para treinadores de andebol infantil, critérios de observação multiplicador, observação para avaliar o comportamento dos treinadores durante a prática e sessões de treinamento, estão igualmente programados.
Aulas práticas com U9 e U11 (meninas e meninos), organização em grupos com 4 treinadores, Teoria D-/C-Licence-Content, defesa do tópico principal, e últimas tendências no andebol juvenil de ponta – análise de detalhes (vídeo).
O tema da “defesa” em África – observações, défices, aspectos tácticos e
consequências metodológicas para a formação de jovens (básica e avançada), e educação de treinadores estão agendados.
Vão ainda à análise e discussão as etapas metodológicas para desenvolver estratégias individuais de defesa (defesa homem-a-homem) em jogos específicos de andebol (regras adaptadas, forma metódica, aprendendo em pequenos jogos).
A experiência espanhola da importância e papel específico da defesa no andebol e sua filosofia será igualmente levada a análise e discussão, bem como as Consequências tácticas e metodológicas para a formação de jovens - Gestão do processo de educação geral pelo multiplicador.
“Como aprender e ensinar noções básicas de defesa individual (trabalho de pés, posição, táctica e técnica de contacto corporal), introdução de uma formação de defesa contra-ataque no treinamento juvenil (forma metódica, cooperação básica), e “Como aprender e ensinar defesa activa - Introdução de uma formação de defesa contra-ataque no treinamento juvenil”, serão ministradas pelo ex-andebolista espanhol Jorge Duenas.
Jorge Duenas vai igualmente fazer apresentação sobre “Progressividade da sessão de treino – pausa rápida combinada com recuo rápido”, e treinamento específico de posição para alas, pivôs e jogadores de defesa.