Luanda - O Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado (MVA-R) para a paz no leste da RDC foi lançado, esta terça-feira, na região de Goma, província do Kivu-Norte, em acto testemunhado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O acto contou também com as presenças de Thérèse Kayikwamba Wagner, Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da República Democrática do Congo, e de Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda.
O referido Mecanismo visa fortalecer os esforços de pacificação da região leste da RDC e promover a estabilidade e segurança através de um monitoramento rigoroso e integrado.
Na ocasião, o Tenente-General Nassone João, Chefe do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado, destacou a importância do papel de Angola como mediador neste processo.
Afirmou que o MVA-R foi reforçado com especialistas angolanos, bem como peritos de ligação da República Democrática do Congo e do Rwanda, e está preparado para monitorar a implementação das diretrizes do Conceito de Operações (CONOPS), com o objectivo de assegurar o cumprimento das medidas de segurança acordadas.
Nassone João relembrou o compromisso do Presidente angolano, João Lourenço, com a pacificação da região dos Grandes Lagos, sublinhando que este esforço representa uma resposta às aspirações de paz e desenvolvimento sócio-económico dos povos da região.
A Mediação Angolana tem sido um pilar essencial para promover a cooperação entre os países envolvidos, em sintonia com os objectivos da União Africana e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
O Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado tem contado com o apoio de organizações internacionais como a ONU e a SADC, através da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) e da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na República Democrática do Congo (SAMIRDC), o que reforça as expectativas de que o mecanismo desempenhe um papel fundamental na construcção de uma paz duradoura na região.
O Tenente-General Nassone João reiterou igualmente determinação dos Oficiais, Sargentos e Praças do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado em cumprir fielmente a missão atribuída, sempre orientados pelos ideais de fraternidade e cooperação entre os povos.
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, visitou a sede do Mecanismo de Verificação.ART