Luanda – A selecção angolana sénior masculina de basquetebol deve manter uma postura de comprometimento e lutar até ao fim de cada jogo no torneio pré-olímpico, de forma a reduzir ao máximo o potencial dos adversários, visando o apuramento às olimpíadas de Tóquio (Japão).
A posição foi defendida, esta quinta-feira, pelo técnico do conjunto nacional, Josep Clarós, tendo sublinhado que com trabalho é possível limitar as acções das fortes selecções da Polónia e Eslovénia, no torneio que se realiza de 29 deste mês a 4 de Julho, em Kaunas (Lituânia).
“São muito fortes, temos que tentar reduzir, ou limitar ao máximo. Nós acreditamos que podemos lutar até ao fim”, disse em declarações à Rádio-5, numa alusão ao potencial técnico dos oponentes do grupo B.
Em estágio pré-competitivo a cerca de duas semanas em Barcelona (Espanha), a selecção tem previsto ainda para hoje o último treino nesta cidade, no final do qual o treinador deverá definir os 12 atletas para disputar a qualificação aos Jogos de Tóquio, e sexta-feira desloca-se ao palco da competição.
A equipa venceu os dois jogos de controlo com as formações da Catalunia (86-83) e Badalona (75-69).
Integram a selecção Gildo Santos, Malick Cissé, Edson Ndoniema, Joshua Kashila, Alexandre Jungo, Yanick Moreira, Teotónio Dó, Jilson Bango, Leonel Paulo, Glofate Buimba, Selton Miguel, Pedro Bastos, Eduardo Mingas e Aboubakar Gakou.
Em dúvida está a presença de Bruno Fernando, do Atlanta Hawks da NBA, cuja equipa disputa a final da conferência Este da Liga profissional norte-americana de basquetebol ante os Milwaukee Bucks. O Atlanta lidera a série (1-0).