Luanda – A conquista regular do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (Girabola) e uma das competições africanas constitui prioridade do Petro de Luanda, na próxima época, afirmou, na noite de quinta-feira, na capital do país, o seu presidente, Tomás Faria.
Ao falar na cerimónia de homenagem às equipas campeãs nacionais de futebol, basquetebol e andebol (feminino), referiu que na presente temporada o clube voltou a fazer história, depois de 12 anos sem o título do Girabola.
Acrescentou que o modelo e métodos adoptados pela sua direcção, que consistiu num trabalho baseado na organização e gestão rigorosa de recursos disponíveis, permitiram atingir níveis competitivos com números impressionantes.
Para o líder petrolífero, depois da conquista no futebol, o Petro vai melhorar as suas estratégias e trabalhar de forma metódica, no sentido de materializar o objectivo de vencer uma das provas continentais, principalmente no futebol.
Ainda sobre as conquistas, o responsável, que elogiou o esforço e dedicação dos jogadores, equipa técnica, dirigentes, trabalhadores, sócios e adeptos, admitiu que tudo foi possível graças aos apoios da direcção da Sonangol e outras entidades.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, patrocinadora da colectividade, Sebastião Gaspar Martins, em mensagem por via Zoom, reiterou o apoio e maior engajamento da Empresa, bem como a necessidade de mais estímulos aos atletas.
Da mesma forma, expressou o presidente honorário e fundador do Petro, Hermínio Escórcio, considerando ser um marco histórico a equipa ter voltado a conquistar o Girabola e augurou um troféu continental.
Na ocasião, os treinadores de futebol, basquetebol e andebol, nomeadamente, Alexandre Santos, José Neto e Edgar Neto, este último adjunto do técnico Vivaldo Eduardo, foram unânimes em considerar ter sido uma época bastante positiva para o Petro.
Posições idênticas foram manifestadas pelos capitães Job (futebol), Carlos Morais (basquetebol) e Magda Kazanga (andebol), que reconheceram a contribuição e apoios da direcção do clube e adeptos.
Além da distinção das respectivas equipas e alguns trabalhadores, no acto, que decorreu num dos restaurantes da Ilha do Cabo, também foi homenageado o cantor e compositor Dionísio Rocha, autor do hino do Petro, cujo refrão atesta que, “Na hora da verdade ninguém segura o Petro, e lá fora vamos fazer o figurão”.
Após 12 anos de “jejum”, a equipa tricolor terminou o Girabola2021/22 com 75 pontos, fruto de 23 vitórias, seis empates e uma derrota em 30 jogos, somando já 16 títulos.
Com este feito, o campeão nacional, que destrona o Sagrada Esperança, ganhou o passe directo para a Liga dos Clubes Campeões de África, onde foi eliminado, na edição recentemente terminada, nas meias-finais pelo Wydad Casablanca de Marrocos, que conquistou o céptro.
No basquetebol, dominou o campeonato nacional e foi segundo classificado da Liga Africana (BAL), disputada em Kigali, no Rwanda, vencido pelo Monastir da Tunísia.
No andebol feminino, também teve conquista interna e continental.
O clube eclético foi fundado em 14 de Janeiro de 1980.