Kigali (Do enviado especial) - A equipa do Petro de Luanda defronta quarta-feira, as 17 horas, o AS Douanes do Senegal, em jogo da meia-final da Liga Africana de Basquetebol (BAL na sigla em inglês), que se disputa em Kigali, no Rwanda.
Este desafio da formação angolana e senegalesa acontece pela primeira vez, o que afigura-se de resultado imprevisível, a julgar pelos mesmos objectivos na competição.
Depois de terem disputado os quartos-de-final domingo, onde o Petro venceu dificilmente o ABC da Côte d´Ivoire, por 88-84, enquanto que o As Douanes teve um apuramento facilitado, ao derrotar, por 93-73, o Ferroviário da Beira de Moçambique.
Os intervenientes provem de conferências opostas, o campeão angolano disputou a eliminatória na cidade do Cairo (Egipto), onde fez o pleno, em cinco jogos e igual número de vitórias, terminando na liderança com dez pontos.
Da parte do AS Douanes, disputou a conferência Sahara, em Dakar (Senegal), e nas cinco partidas, venceu três e averbou duas derrotas, tendo terminado na segunda posição.
A melhor prestação dos senegaleses foi atingir os quartos-de-final , onde foram eliminados pelo Monastir, com quem perderam, por 62-82, na primeira edição ,em 2021.
Na prova do referido ano, os petroliferos ficaram em terceiro lugar, ao vencerem nas classificativas, os anfitriões do Patriots do Rwanda, por 97-68.
O Petro de Luanda, vice-campeão da BAL, vai enfrentar um adversário que esteve ausente na edição anterior, por ter falhado o título no Senegal, representado pelo Dakar Universite Clube.
A competição inicial de 2021 foi ganha pelo Zamalek do Egipto e em 2022 pelo Monastir da Tunísia, ambas equipas ausentes desta fase final. WR/VAB