Luanda - O Petro de Luanda estreia-se na Liga Africana de Basquetebol (Basketball Africa League -BAL) diante do FUS Rabat Basketball de Marrocos, no dia 9 de Março próximo, de acordo com o sorteio da prova.
Os “tricolores” foram sorteados na Conferência Kalahari, a ser disputada até dia 17 de Março, na África do Sul, ao lado das equipas do Cape Town Tigers (África do Sul), Dynamo Basketball Club (Burundi) e FUS Rabat Basketball (Marrocos).
Esta quarta edição da maior prova basquetebolista a nível de clubes no continente, na versão de Liga, contará com 12 equipas, divididas em três conferências de quatro cada, nomeadamente Nilo, Saara e Kalahari (esta última do Petro de Luanda).
Na Conferência Nilo, integram o Al Ahly (Egípto), Al Ahly (Líbia), Bangui Sporting Club (República Centro-Africana) e City Oilers (Uganda).
Será disputada no Complexo Esportivo Hassan Mostafa, no Cairo, Egípto, de 19 a 27 de Abril.
Já a Conferência Saara será disputada no Dakar Arena, no Senegal, de 4 a 12 de Maio.
Contempla as equipas do APR do Rwanda, US Monastir da Tunísia, AS Douanes do Senegal e dos campeões nigerianos Rivers Hoopers.
Nas três edições neste formato de Liga, o Petro terminou na terceira posição, na edição decorrida em 2021, em 2022 foi finalista derrotado, perdeu nas meias-finais frente aos senegaleses da AS Douanes por 86-92, e na luta pelo terceiro lugar voltou a perder.
O Petro de Luanda, na fase final, venceu apenas o jogo dos quartos-de-final frente aos marfinenses do ABC Fighters por 88-84.
Os angolanos têm, no entanto, o melhor historial na prova visto que participou nas três edições e foram sempre até às meias-finais: 3° em 2021, 2° em 2022 e 4° em 2023. MC