Luanda - Num desafio em que esteve sempre à frente do placar, o Petro de Luanda venceu nesta segunda-feira o 1.º de Agosto, por 97-74, e fica a uma vitória da revalidação do título do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, conquistado em 2022.
Em “play-offs“, a melhor de cinco partidas, o Petro tem vantagem de 2-1 e só precisa vencer a quarta partida, às 18h30 de quarta-feira para levantar o caneco outra vez.
No primeiro desafio o 1º de Agosto venceu por 76-71 e perdeu o segundo por 71-90.
O triunfo de hoje começou a ser desenhado logo no primeiro quarto, marcado por falhas de marcação do 1.º de Agosto que apontou apenas seis pontos em nove minutos de jogo contra dezassete dos “tricolores“.
Mais determinados e eficazes na finalização, os campeões em título saíram com larga vantagem de 30-15.
No segundo quarto, com uma margem de crescimento, os “rubro-negros“, sempre em desvantagem no marcador, perderem por 37-47.
Carlos Morais fez a diferença bem no início do terceiro quarto ao marcar nove pontos consecutivos, situação que deixou sequelas ao adversário cometendo sucessivos erros de macacão.
O resultado nesta etapa avolumou-se com o emblema do “eixo-viário“ a consolidar a liderança em 77-55.
Com as unidades em baixo rendimento, o técnico Lazare Adingono optou pelo jogo exterior para diminuir diferença pontual, mas a equipa se quer chegou perto disso, pós continuava a errar no seu plano de jogo, acrescido de constantes “turnovers“.
Em termos de lances livres, o 1.º de Agosto obteve um total de 50.0 % contra 64.5% do contrário.
A partida estava praticamente ganha e o técnico José Neto conferiu tempo de jogo aos menos utilizados, numa altura em que o domínio era absoluto não apenas na diferença de jogo, mas também nos lançamentos de campo, fixando a vantagem final em 97-74.
Com arbitragem de António Bernardo, Cláudio Eiuba e António Samuel as equipas marcaram assim:
1º de Agosto - Bamba Cissé (02), Edson Ndoniema (04), Macachi Brás (06), Tarcio Domingos (12), Felizardo Ambrósio (00), Jordan Aboudou (05), Hermenegildo Santos ( 02), Islando Manuel (13), Nico Clareth (07), Délcio Sebastião (07), Malick Cissé (00) e Milton Valente (17)
Treinador: Lazare Adingono
Petro de Luanda - Gerson Domingos (05), Childe Dundão (05), Carlos Morais (17), Jone Pedro (08), Souleyman Diabate (05), Teotónio Dó ( não utilizado), Glofate Buiamba (09 ), Aboubakar Gakou (05), Gerson Gonçalves (12), Pedro Bastos (05), Aldemiro João (11) e Damian Hollis (15)
Treinador: José Neto
WR/VAB/MC