Luanda – Angola volta a assumir a vice-presidência da Confederação Africana da Zona IV, com a eleição, por unanimidade, do presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, para um mandato de quatro anos.
O quadro nacional rende no cargo o seu antecessor na FAN, Mário Fernandes.
A eleição de Joaquim Santos aconteceu durante um Congresso Extraordinário realizado domingo, em Joanesburgo (África do Sul), em que participaram 12 dos 14 membros da zona IV.
O angolano despertou o “olhar” do órgão reitor da modalidade na região pela sua gestão interactiva e inclusiva na FAN, tendo sido o obreiro da implementação inédita do cronómetro electrónico na competição interna, em 2021.
Destaca-se ainda no seu pelouro o aumento para mais de cinco nadadores nacionais em competições da zona disputadas fora de Angola e Campeonato Africano, onde conquistou-se o inédito terceiro lugar em 2021, em Acra (Ghana).
O ponto mais alto dos dois anos à frente dos destinos da FAN registou-se em Novembro de 2021, com a visita inédita à Angola do presidente da Federação Internacional (FINA), Hussain Al Musallam.
No Congresso, foi reconduzido para o cargo de presidente da região o Sul- africano Jace Naidoo, enquanto Shaun Adriaanse (secretário-geral/tesoureiro).
Foram ainda reeleitos os vice-presidentes, os zimbabueanos Mary Kloppers e Mauriciano Haroil Lai, além de mais 7 membros que irão compor o “bureau” da Zona IV.
Estiveram presente no evento, representante da África do Sul, Angola, Botswana, Eswatini, Ilhas Maurícias, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
As Ilhas Comores e Seicheles foram as únicas ausentes do acto.