Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Interclube vence nacional de estrada pela terceira vez consecutiva

     Desporto              
  • Huambo • Domingo, 21 Maio de 2023 | 18h54
Interclube de Angola vence 42º Campeonato nacional de Atletismo de Estrada
Interclube de Angola vence 42º Campeonato nacional de Atletismo de Estrada
Valentino Yequenha-ANGOP

Huambo – O Interclube de Angola venceu hoje, domingo, na cidade do Huambo, o 42º Campeonato Nacional de atletismo em estrada, nas categorias individuais e por equipa, em seniores masculino e feminino.

Trata-se do terceiro triunfo consecutivo, depois de 2021 e 2022.

A competição, disputada em 15 quilómetros de distância, contou, para além da equipa campeã, com a participação do Petro de Luanda, 1° D’ Agosto, Deolinda Rodrigues do Huambo, Chiwewe Sport Clube do Huambo, Grémio do Milho da Caála, Recreativo da Caála, Escola de Atletismo da Quibala do Cuanza Sul e os Núcleos do Chinjenje e Longonjo (Huambo), num total de 80 corredores, dos quais 17 femininos.

Em individual masculino, o pódio foi preenchido por Jeremias Candumbo, João Kativa e Alexandre João, todos do Interclube de Angola, que percorreram o trajecto da prova no intervalo, entre 47 e 48 minutos.

Já em feminino, Ernestina Paulino e Lúcia Capiñgala, ambas da formação dos “polícias”, ocuparam os primeiros dois lugares, todas com uma hora e dois minutos de percurso, ao passo que Joana Helena, do Petro de Luanda, ficou no terceiro lugar, com menos um minuto.

Por equipa, em masculino, os dois últimos lugares do pódio foram ocupados pelo Petro de Luanda e Deolinda Rodrigues do Huambo, enquanto em feminino, na segunda e na terceira posição ficaram, respectivamente, o Chiwewe Sport Club do Huambo e a Escola de Atletismo da Quibala (Cuanza Sul).

No final, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, fez uma avaliação positiva da prova, tendo na oportunidade considerado satisfatório o estado da modalidade no país.

Entretanto, reafirmou o compromisso da agremiação desportiva no desenvolvimento do atletismo nas suas diversas disciplinas, apontando como estratégias a aposta nos escalões de formação e massificação a partir das escolas, anunciando, para o próximo ano, o início de um projecto que irá contemplar cinco instituições.

Por sua vez, a governadora do Huambo, Lotti Nolika, destacou a iniciativa da organização escolher, mais uma vez, esta província, tendo em conta a sua importância no universo do desporto, enquanto factor de fortalecimento da unidade nacional.

Na ocasião, apelou aos jovens da província para praticarem actividades desportivas, por permitir a ocupação dos seus tempos livres e evitar que se envolvam em más práticas que comprometem o desenvolvimento e a coesão social. VKY/ALH





Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+