Luanda - A equipa sénior masculina de hóquei em patins do 1º de Agosto paralisou, na noite de segunda-feira, com os trabalhos de preparação, por falta de pagamentos de salários há onze meses.
O grupo, às ordens do técnico Eduardo Victor “Duke”, negou equipar-se para o treino de preparação, visando o jogo diante da Marinha, nesta quarta-feira.
Segundo o capitão da equipa João Zumba “Paizinho”, em declarações à ANGOP, a direcção do clube prometeu pagar parte das mensalidades antes do final da primeira volta do Campeonato Nacional, situação que não ocorreu.
A 20 de Agosto, o clube realizou a sua Assembleia Ordinária e no final o presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Egidio Santos, prometeu resolver a situação até Dezembro próximo.
Os “militares” estão na terceira posição da competição com 18 pontos, 41 golos marcados e 18 sofridos. No último final de semana venceram o Hóquei Clube do Lobito, por 7-2, na abertura da segunda volta.
O 1º de Agosto defronta esta quarta-feira a Marinha de Guerra, sábado a Académica de Luanda e domingo o Geninhos HC.
A equipa do “RI20” foi campeã nacional em 2015 e 2016, sob liderança do técnico António Gaspar.
Recorde-se, o clube “militar” atravessa problemas financeiros desde Março último após o Ministério das Finanças (MINFIN) ter reduzido a verba de 900 milhões de Kwanzas mês, que recebia por via do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria (MINDENVP), para 200 milhões mês.