Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo retoma obras do multiuso e casa da juventude

     Desporto              
  • Cunene • Quinta, 16 Março de 2023 | 15h26
1 / 2
Campo polo desportivo da Caxila III
Campo polo desportivo da Caxila III
Fabiana Hitalukua - ANGOP
2 / 2
Pavilhão multiuso de Naipalala no Cunene
Pavilhão multiuso de Naipalala no Cunene
Fabiana Hitalukua

Ondjiva - As obras de construção dos campos multiuso do bairro da Caxila III e da casa da juventude, na província do Cunene, paralisadas em 2015, serão retomadas no decorrer do primeiro semestre do presente ano, informou esta quinta-feira, o director do gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística, Marcelino dos Santos.

Em declaração à ANGOP, disse que as empreitadas enquadradas no Programa de Investimentos Públicos de 2013, seria concluída em 2014, mas sucessivas falhas e incumprimento contratual por parte do empreiteiro, houve a necessidade de rescisão de contrato.

Com o valor global de 57 milhões, 352 mil 167 kwanzas e 50 centimos,  para os dois projectos, fez saber que os projectos da Caxila tiveram apenas 51 por cento de execução física e 100 por cento financeira, enquanto o da Casa da Juventude houve graves erros de concepção.

Esclareceu que com o processo de diferencial do petróleo em 2021, onde a província beneficiou de um incremento de 5.5 mil milhões de kwanzas, os mesmos foram identificados como projectos prioritários para sua conclusão.

Hoje fruto da desvalorização e depreciação em sim teve que se rever este orçamento e a empresa que vai dar seguimento e concluir os trabalhos.

Acrescentou que o dossier contratual encontra-se actualmente na Direcção Nacional de Investimentos Públicos (DINIP) para validação dos contratos, para posterior arranque da empreitada.

Adiantou que os trabalhos têm como fundamento comum o redimensionamento da quadra, realçando que as medidas iniciais não obedecem os parâmetros das exigências desportivas.

Explicou que será necessário fazer o alargamento da quadra, remoção dos corrimãos, melhoria de pavimento, colocação das tabelas e balizas, vedação, reparação dos balneários e áreas de serviços, bancadas, entre outras.

Para Marcelino Guilherme, a intenção é reformular o imóvel para melhor aproveitamento do espaço, criando múltiplas valências para que a infra-estrutura dei-a os rendimentos necessários.

Com a conclusão dos espaços será possível albergar provas e treinos, fundamentalmente para as modalidades de basquetebol, andebol, ténis de mesa, voleibol e hóquei em patins.

A província do Cunene conta com um campo com relva sintética, cinco campos pelados, e seis campos polidesportivos na cidade de Ondjiva, nas sedes municipais de Namacunde, Ombadja e Cahama. FI/LHE/VAB

 





Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+