Luanda - O Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23” é dos mais equilibrados nos últimos anos, apesar de faltar ainda uma jornada para o fim.
A constatação é do presidente do Clube Petro Atlético de Luanda, Tomás Faria, em declarações à imprensa, domingo, após a conquista antecipada da prova com vitória sobre o Interclube, por 2-0, em jogo da 29ª jornada, disputado no estádio 22 de Junho, em Luanda.
O responsável afirmou ter sido visível o investimento feito pelas equipas concorrentes, fundamentalmente em atletas mais jovens, resultando daí maior equilíbrio na competição e melhor qualidade desportiva.
Na sua análise,Tomás Faria referiu-se ao equilíbrio entre as duas primeiras equipas da classificação que há uma jornada do fim da prova, o líder Petro soma 69 pontos e o segundo, o 1.º de Agosto, com 60 e possibilidade de elevar para 63 caso vença o Interclube na 30ª e última ronda.
Nesta derradeira jornada, a equipa do “eixo-viário“ folga devido a desistência do Cuando Cubango FC.
Em relação a edição de 2022, houve uma baixa na pontuação, uma vez que a diferença era de mais 14 pontos para os “petrolíferos“ (75) ante o vice-campeão, que coincidentemente era também o 1.° de Agosto (61 pts).
Esta temporada, em 29 jogos do Girabola, o Petro somou 23 triunfos, registou menos empate (3) contra (6) da anterior época.
A turma do Catetão perdeu na presente competição por três vezes, mais duas em relação ao Girabola2021-22.
Trata- se da segunda conquista do título de campeão, de maneira seguida, depois de 11 anos sem vencer o certame.
No total, o Petro é a equipa mais ganhadora da prova (17), seguido do 1.º de Agosto (13).JAD/MC