Ondjiva – A província do Cunene ganhou recentemente um segundo campo de futebol com relva sintética, localizado na Centralidade Dom Fernando Guimarães Kevanu, no âmbito da jornada comemorativa do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.
O campo dispõe de 105 metros de comprimento e 68 de largura, uma bancada para 500 pessoas e quatro torres de iluminação capazes de permitir a disputa de jogos noturnos .
O recinto desportivo, inaugurado pela governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, faz parte dos vários equipamentos sociais previstos na primeira centralidade da cidade de Ondjiva.
A Centralidade do Ekuma II, cujas obras se iniciaram em Setembro de 2021, foi erguida numa área de 21 hectares, contará com mil fogos habitacionais do tipo T3 incorporados em 165 edifícios de dois e quatro andares, com oito apartamentos cada.
Além do campo, o projecto contempla ainda a construção de 72 lojas comerciais, centro infantil, jardim-de-infância, posto de saúde, escolas primárias com 24 salas e outra secundária, entre outros orçados em 182,9 milhões de dólares.
Em declarações à ANGOP, no acto de entrega do campo, o presidente da Associação Provincial de Futebol (APF) no Cunene, Germano Fernandes, afirmou ser um ganho para a província que contava apenas com um recinto do género
Lembrou que em Maio inicia o campeonato de futebol em juvenil e júnior, sendo que as condições estão criadas para a realização dos jogos, tanto no período diurno e como nocturno.
Já o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndelimukuata, reconheceu a qualidade da infra-estrutura com dimensões internacionais e com condições para receber jogos oficiais da Selecção Nacional.
A abertura do campo foi marcada com a disputa de um jogo entre as equipas das Velhas Guardas do Cuanhama que goleou a congénere da Cahama, por 7-1.
Os golos da vitória das Velhas Guardas do Cuanhama foram apontados por Endrick e Chiquinho duas vezes, Raimundo, Treze e Beto, enquanto Ilídio descontou para a equipa da Cahama.
A província do Cunene conta agora com dois campos com relva sintética, localizados na cidade de Ondjiva, bem como 11 campos de terra batida “pelados“ a nível dos municípios.
A Associação Provincial de Futebol do Cunene, conta com nove clubes. PEM/LHE/MC