Cuito - A equipa do Almeida Comercial FC do Cuito conquistou hoje, domingo, nesta cidade, a III edição da supertaça em futebol a nível da província do Bié, ao derrotar o Sporting do Bié, por 4-1, aos penaltis, após nulo no tempo regulamentar.
O jogo, que abre a época desportiva 2024/2025 a nível da província, foi disputado no Estádio dos Eucaliptos.
A formação Almeida Comercial FC, vencedora da fase provincial da Taça de Angola na época passada, conquista assim o seu primeiro troféu da competição.
Já o Sporting do Bié, campeão em título do provincial, perde a sua terceira supertaça consecutiva, depois dos insucessos na primeira edição, 2020/21, com o Victória Atlético Clube do Bié, e na segunda, 2021/2022, com a equipa dos Mártires do Cuito.
Nas duas últimas épocas não se realizou por questões técnicas.
Denominada Supertaça João Custódio da Silva, a prova visa homenagear o antigo presidente da Associação Provincial de Futebol (APF) do Bié, falecido em 2020.
No final, Augusto Teles Bongue, presidente da APF-BIÉ, assegurou estarem criadas as condições para o arranque, no próximo fim-de-semana, da V edição do campeonato provincial, que contará com a participação de 11 equipas, em representação de seis municípios (Andulo, Catabola, Cuito, Chinguar, Cunhinga e Nharea).
Ficam de fora Camacupa, Chitempo e Cuemba.
A primeira jornada terá o seguinte emparceriamento:
Sporting Clube de Catabola x Sporting Clube do Bié
Recreativo Clube do Cunhinga x FC Strangway do Cuito
FC Almeida Comercial x Welwitcha
Grupo Desportivo da Sonangol do Cunje x Sporting Andulo e Benfica
Grupo Desportivo Recreativo da Nharea x Vitória Atlético Clube do Bié
O Recreativo do Chinguar descansa por imperativo de calendário. VKY/PLB