Menongue - Mil e 135 alunos do I e II ciclo do ensino secundário de 42 escolas do Cuando Cubango participam desde hoje, segunda-feira, em Menongue, nos jogos escolares, no âmbito da calendarização desportiva da época 2022/2023, gizada pelo Ministério da Educação.
No período de 20 a 30 do mês em curso, os alunos de ambos os sexos dos nove municípios do Cuando Cubango, com idades compreendidas entre os 10 aos 17 anos, irão disputar nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol, atletismo, ginástica, futebol salão e voleibol.
As equipas vencedoras nas modalidades referenciadas irão representar o Cuando Cubango nos jogos regionais, a acontecer no dia 20 de Abril do ano em curso, que contempla igualmente as províncias da Huíla, Cunene e Namibe.
No acto da abertura, decorrida no campo gimnodesportivo de Menongue, o director da educação no Cuando Cubango, Inácio José Samba, reconheceu que os jogos escolares, além de permitir a descoberta de novos talentos, visam a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliação de oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
Disse que os jogos escolares permitem ainda combater o sedentarismo, melhora a postura corporal, transmite valores de união e auxilia na formação ética e moral dos alunos, incentivando a responsabilidade, melhorar o convívio social e rendimento escolar.
Já a vice-governadora do Cuando Cubango para o sector político, social e económico, Helena Chimena, disse que a prática do desporto faz bem à saúde humana, molda a sociedade para boa convivência, harmonia e bem-estar.
Referiu que um dos objectivos dos jogos escolares, que serão realizados nos finais de semana, é massificar as diversas modalidades desportivas, para além de promover o bem-estar psicológico e emocional dos alunos, bem como proporcionar o amor às várias modalidades desportivas que decorrem ao nível das instituições escolares.
Apelou aos gestores escolares, quadros e responsáveis de educação física maior dedicação, porquanto o futuro de Angola depende de uma juventude com saúde que deve ser garantida com a prática e a massificação do desporto a partir da escola.
Assegurou, na ocasião, que o governo vai continuar a trabalhar para que nos próximos projectos de construção de escolas sejam sempre contempladas as esquadras desportivas, para a massificação de diversas modalidades. ALK/JSV/PLB