Luanda - O Petro de Luanda contratou o basquetebolista Mouloukou Souleyman Diabate “Solo Diabate”, da Côte d`Ivoire, por uma época, de acordo com uma nota publicada na página oficial do clube.
O atleta, de 35 anos de idade, 1’85m e 76 kg, junta-se a Teotónio Dó, recentemente também contratado pelos “tricolores” para reforçar a posição 5 (poste).
O angolano, de 27 anos, 2,05 metros e 110 kg, chega ao clube do “Eixo-Viário” (regresso) proveniente do 1º de Agosto, tendo assinado contrato até 2024.
Já Solo Diabate possui experiência adquirida no basquetebol francês, macedônio e eslovaco.
Representou os tunisianos do US Monastir na temporada 2021-2022, equipa com a qual foi campeão da Liga Africana de Basquetebol (BAL), do campeonato e da Taça da Tunísia.
Em 2021, Solo conquistara a primeira edição da BAL ao serviço do Zamalek do Egipto, enquanto no seu país tem sido preponderante na selecção, pelo que contribuiu para as medalhas de prata conquistadas nos Campeonatos Africanos de 2009 e 2021.
O Petro, que na época anterior fez o pleno (conquistou o Campeonato Nacional, Taça de Angola e Supertaça) é liderado pelo brasileiro José Neto, que além fronteira conquistou o terceiro e um segundo lugar na Liga Africana de Basquetebol.