Luanda – Dois árbitros assistentes angolanos integram a lista de 64 juízes seleccionados para o curso de preparação, a decorrer de 11 a 16 do mês em curso, em Abidjan (Côte d'Ivoire), visando o Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN’2023).
Trata-se de Jerson Emiliano dos Santos, da província da Huila e Ivanildo Lopes (Luanda), que estarão na formação, entre os seleccionados, dos quais 32 árbitros principais, o mesmo número de assistentes.
A Confederação Africana de Futebol (CAF), indicou também para o curso, quatro oficiais de Vídeo Arbitro e seis instrutores Técnicos e Físicos com certa experiência.
De acordo com a CAF, parte do workshop incluirá testes físicos, teóricos e técnicos, que garantirá que todos os árbitros estejam totalmente familiarizados com as Leis do Jogo, VAR e outros assuntos importantes de arbitragem.
Falando antes do curso de seis dias, o responsável para Arbitragem e Tecnologia de Futebol da CAF, Noumandiez Desire Doue, disse ao site da Confederação, que foram seleccionados os melhores árbitros e suporte técnico de todo o continente, para se garantir que a prova tenha sucessos.
A Selecção Nacional apurou-se para a fase final do CAN, a decorrer de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, na Côte d’Ivoire. FN