Luanda - O pavilhão da Cidadela será palco, a partir das 18h30 desta terça-feira, do confronto Petro de Luanda-1.º de Agosto para as meias-finais da Taça de Angola em basquetebol, com o peso de 28 títulos repartidos entre os contendores.
Campeões da edição transacta, os “tricolores” somam 13 troféus, o último do qual conquistado em 2022, desfeiteando o Interclube na final, a terceira maior força nos seniores masculinos no país.
Já os “militares”, que na edição anterior se contentaram com a terceira posição, são a maior força do sector com 15 títulos na sua galeria.
Hoje, os "pupilos" de Lazare Adingono tentarão afastar o espectro da eliminação nas meias-finais de época anterior, em que foram eliminados pelo Interclube.
Para chegar a esta fase, os "tricolores" afastaram o Petro B, com dupla vitória (93-71 e 109-69).
Já os "militares" eliminaram, também, a sua equipa B, com triunfos (93-71 e 100-85).
A última vez que se defrontaram, no mês de Janeiro, o Petro venceu por 99-94, em desafio da fase regular do Campeonato Nacional.
O duelo desta noite será marcado pela estreia dos dois reforços dos "militares", o francês Jordan Aboudou (extremo-poste) e o norte-americano Nico Clareth (extremo-base).
O oponente, recheado de novas contratações, joga pensando na fase preliminar da Basketball African League (BAL), onde esta inserido na Conferência Nilo, marcado para de 26 de Abril a seis de Maio próximo, no Cairo (Egipto).
Na outra meia-final, marcada para às 16 horas, no mesmo recinto, o Interclube defronta o Atlético Sport Aviação ASA.
A final da Taça de Angola está marcada para o dia 31 do corrente mês. WR/MC