Luanda - O tenista angolano Jolino Simão defronta, quarta-feira, em Luanda, Marcus Simane, do Botswana, na final do Circuito Africano de Sub-14, em masculino, que decorre nos “courts” da Academia Kikuxi Villas Club, em Viana.
Para atingir a esta fase derradeira da prova em ambos os sexos, inserida no calendário da Federação Internacional (ITF) e continental (CAT), o representante do país venceu hoje (terça-feira) o moçambicano Rosa Amine, por dois sets a um, com os parciais de 1-6, 6-1 e 6-4 (tie break), na meia-final.
Jolino Simão, mais conhecido por Lino, está filiado ao Clube de Ténis de Luanda (CTL).
No mesmo dia, o adversário do angolano na final, Marcus Simane, afastou o também moçambicano Pedro Alberto.
Quanto ao sector feminino, a final será entre Charles Chapepa (Zimbabwe) e Didi Carine (Nigéria), que superaram as moçambicanas Siena Esteves e Lorena Celestino, respectivamente.
Em relação as jogadoras angolanas, na segunda-feira, nos quartos-de-final, estiveram aquém das expectativas. Ana João perdeu com a zimbabweana Charles Chapepa, por dois sets a zero, com parciais de 6-2 e 6-1, enquanto que Dadara Roque foi derrotada pela Moçambicana Siena Esteves, por duplo 6-1.
Apesar disso, as anfitriãs deverão jogar à final de pares, diante da zimbabwena e nigeriana. .
O evento, que serve de pontuação ao ranking da ITF/CAT, conta com meia centena de tenistas, em representação de Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, Zimbabwe, Madagáscar e Nigéria.
O certame inédito marca o início de Angola na organização de competições internacionais da ITF e CAT, contribuindo para o prestígio desportivo do país. VAB