Ngonguembo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuanza- Norte, deteve, quinta-feira, na comuna de Camame, município de Ngonguembo, oito cidadãos nacionais por exploração ilegal de madeira, caça furtiva e tentativa de suborno .
Os cidadãos das províncias do Uíge, Bengo e Cabinda, entre os 22 e 43 anos de idade, foram detidos na sequência de uma micro-operação, efectuada por efectivos do Departamento Municipal do SIC em Ngonguembo, em coordenação com a Polícia Nacional.
De acordo com uma nota do SIC, enviada sexta-feira à ANGOP, em Ndalatando, os prevaricadores foram flagrados com mais de 229 tábuas de madeira serrada, com quatro metros de cumprimento cada, resultado do abate ilegal de três árvores da espécie moreira, que se encontra em vias de extinção e protegida por lei.
Durante a operação, um dos acusados tentou subornar um dos oficiais do SIC com o valor de 30 mil Kwanzas, acabando por ser também detido.
Os supostos caçadores furtivos estavam na posse de duas armas de fogo de fabrico artesanal do tipo caçadeira, com as quais provavelmente caçavam”, lê-se no informe.
Segundo o documento, os detidos já foram apresentados ao magistrado do Ministério Público e serão apresentados ao juíz de garantia para os trâmites legais. EFM/IMA/PA