Talatona- O Secretário de Estado para o Ambiente,Yuri Santos, reafirmou, nesta quarta-feira em Luanda, o compromisso do governo de trabalhar na conclusão dos projectos de protecção e restauração dos ecossistemas degradados, revertendo a perda da biodiversidade, baseados no plano de acção 2025-20230.
Segundo o secretário de estado que falava no Workshop de Contribuição para Revisão da Estratégia Nacional da Biodiversidade e seu Plano de Acção, referiu que o plano representa um compromisso significativo de Angola para alcançar a Visão do Quadro Global da Biodiversidade, estabelecida no âmbito da Convenção sobre a Biodiversidade (CBD).
A meta de proteção, segundo ele, será de 30% do território e restauração de 30 por cento dos ecossistemas degradados, conhecidos como a Meta 30x30, bem como um passo fundamental para garantir um mundo em harmonia com a natureza.
De acordo com o governante, até 2050 a biodiversidade será valorizada, conservada, restaurada e usada com sabedoria, mantendo os serviços dos ecossistemas sustentados num planeta saudável, de maneira a proporcionar benefícios essenciais para a humanidade.
Nesta senda, explicou, que o workshop tem como intuito estabelecer as bases sólidas para que a estratégia seja abrangente, permitindo que as metas e acções nacionais relevantes, para o Quadro Global da Biodiversidade, sejam planeadas, implementadas, acompanhadas, revistas e aprimoradas .
" O envolvimento de todos os sectores governamentais, ONGs, comunidades locais, sociedade civil e demais parceiros será fundamental, "disse.
Yuri dos Santos garantiu que as contribuições de todos os envolvidos sejam providas de um compromisso colectivo, durante a implementação das acções necessárias para o alcance dos resultados esperados.
Em relação a questão da conservação da biodiversidade, disse ser de suma importância e afecta todas as instituições envolvidas, directa ou indiretamente.
Acrescentou, que apesar dos grandes desafios, o país tem empreendido grandes esforços para conservar e proteger a a biodiversidade, uma das mais ricas da região.
Para ele, esse encontro marca o ponto mais alto para traçar o caminho a percorrer nos próximos cinco anos e que passa também, por definir acções concretas para garantir que os objectivos sejam alcançados.
Ressaltou o objectivo de deixar um legado duradouro de progresso prosperidade e sustentabilidade, promovendo um mundo em harmonia com a natureza, proporcionando benefícios essenciais para toda a humanidade.
O objectivo do workshop visa consagrar em todos os programas do OT17% da superfície como área reservadas para protecção e conservação da biodiversidade, bem como incluir nos planos directores dos municípios á questão da conservação e protecção da biodiversidade urbana, baseado no plano de acção 2025-20230.VS/MAG