Matala – A empresa rwandesa Unifood, afecta ao grupo Barco Trading, prevê aumentar, já em 2025, a colheita de tabaco de 25 toneladas, para três mil por ano, na sua fazenda situada na comuna de Micosse, no município da Matala, província da Huíla.
A matéria-prima destinada a sua componente industrial fixada no Lubango, sendo que o incremento é derivado do investimento em viveiros que ajudam a expandir a área de produção.
Segundo o director da empresa, Gilberto Kohn, que deu explicações durante a visita que o novo administrador da Matala, Manuel Machado Quilende, fez ao empreendimento, afirmou que actualmente a fazenda produz 25 por cento das necessidades do grupo.
Apesar do “pouco” cultivo, admitiu que ainda assim é o maior produtor de tabaco da região, com uma força de trabalho de 724 funcionários, que laboram numa área de 180 hectares, de quatro mil que detém.
Para além do tabaco destinado à fábrica de cigarros do Lubango, essa empresa de capital ruandês produz, igualmente, milho, feijão e soja, na mesma superfície.
A Unifood investiu desde 2016 mais de 40 milhões de dólares norte-americanos na instalação da fazenda e área de processamento do tabaco.
O município da Matala está localizado a 180 quilómetros a leste da cidade do Lubango, tem uma superfície territorial de nove mil quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 360 mil habitantes. MS