Malanje - As fazendas agro-pecuárias Montenegro e Cristalina, localizadas na comuna de Quizenga, província de Malanje, estão apostadas na construção de barragens para a retenção de grandes quantidades de água, para o regadio dos campos agrícolas.
Responsáveis das duas fazendas disseram sábado que as obras de construção das infra-estruturas, situadas no município de Cacuso, iniciaram há mais de um ano e serão concluídas no primeiro trimestre de 2025.
As obras vsam o aumento da produção e a mitigaçáo das dificuldades de rega que ambas empresas enfrentam por falta de canais eficazes de captação de água.
O administrador para a área técnica da fazenda Montenegro, Frederico Domingos, afirmou que a unidade vai funcionar com um sistema de irrigação que permitirá o cultivo de vários produtos em grande escala, com destaque para o milho e a soja, além de estimular o agro-turismo.
Falando durante uma visita do governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, a esses empreendimentos, onde avaliou os níveis de produção da actividade agro-pecuária, a fonte disse que para este ano agrícola a fazenda tem mil e 500 hectares cultivados de milho, soja e trigo, com previsão de colher 15 a 40 mil toneladas desses cereais.
Frederico Domingos, que lamentou os custos de produção, devido ao alto preço dos insumos agrícolas e de fertilizantes, frisou que a empresa possui uma capacidade instalada de produção de 60 mil pintos/mês, e produz frangos de corte, ovos, carne suína e bovina que são comercializados nas maiores superfícies comerciais do país.
Por seu lado, o director de negócios da fazenda Cristalina, Lipius Soares, garantiu que a construção da represa a partir do rio Lucala vai dinamizar a produção agrícola, uma vez que a mesma ocupa uma área de 20 mil hectares, mas apenas metade está a ser explorada, por insuficiência de meios de rega e outros factores.
Disse que a fazenda preparou nesta campanha agrícola dois mil e 200 hectares para o cultivo de milho, soja e feijão e prevê colher seis toneladas desses produtos por hectare, cifra que poderá dobrar com a entrada em funcionamento da barragem.
O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Carlos Chipoia, afirmou que Malanje tem 15 grandes fazendas agrícolas em operação, com áreas que variam de mil e 500 a quatro mil hectares, atingindo uma produção que varia de três a quatro toneladas de grãos e cereais diversos por hectare.
Instalada em 2015, a fazenda Montenegro conta com 96 trabalhadores, enquanto a Cristalina opera no sector agrícola desde 2013 e emprega 102 funcionários. RM/NC/PBC