Uíge - O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA) vai fornecer 32 máquinas agrárias para dinamizar a agricultura familiar e o fomento da auto-suficiência alimentar na província do Uíge, informou esta quarta-feira, em Cangola, o administrador em exercício da instituição, Saidi Fernando.
O responsável, que falava no encerramento da formação de 82 técnicos de mecanização agrícola, disse que esses equipamentos serão manejados pelos jovens recém-formados.
Reconheceu que a região possui terras aráveis, água em abundância e um clima tropical húmido e estável, mas caracterizada por uma agricultura rudimentar.
Por esses factores, a entrega de 32 tractores com as suas respectivas alfaias vai dinamizar a agricultura na região, que produz mais de sete milhões de toneladas de produtos diversos/ano, disse.
Em relação à formação sobre mecanização agrária, durante 15 dias, o projecto cidadela jovem de sucesso "Luther Rescova", localizada no município de Cangola, acolheu a acção formativa dos jovens dos 16 municípios da província.
Os recém-formados vão ajudar igualmente na recuperação de alguns tractores e motocultivadores paralisados, devido à inexistência de técnicos. JAR