Malanje- Cento e 60 milhões de kwanzas são necessários para a Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), em Malanje, financiar projectos agrícolas de oito Cooperativas, no município de Kiwaba Nzoji.
O valor destina-se a aquisição de sementes, imputes agrícolas, preparação de terras e formação dos membros das agremiações, visando a criação de condições para o fomento da produção por parte dos agricultores familiares.
A informação foi dada hoje, à ANGOP, pela coordenadora municipal da ADRA, Laura da Costa, realçando que em caso de conseguir financiamentos, os beneficiários poderão praticar agricultura mecanizada e melhorada.
De acordo com a fonte, a ADRA está a trabalhar junto de ONG,s e de outros seus parceiros, no sentido de encontrar financiamentos para as Cooperativas em causa, tendo em conta que para além da agricultura, serão também aplicados na componente de promoção da saúde sexual e reprodutiva, a fim de combater a vulnerabilidade no seio das mulheres adolescentes e jovens.
Falando à margem do XXIV encontro anual municipal das comunidades de Kiwaba Nzoji, promovido pela ADRA, Laura da Costa reiterou que a prioridade recai para as Cooperativas legalizadas e que tenham projectos já desenhados, pois assim se torna mais fácil o acesso a créditos e outros apoios materiais e financeiros.
Por outro lado, realçou que a organização necessita de recursos materiais para desenvolver e promover a extensão rural e prestar assistência técnica aos agricultores familiares a nível do município de Kiwaba Nzoji.
Entretanto, o regedor da localidade de Kicuca, Kiwaba Nzoji, Jorge da Silva disse que para dinamizar o processo produtivo, o sector familiar espera da ADRA todo o apoio necessário, sobretudo no que toca a preparação das áreas de cultivo e a melhoria das vias de acesso aos campos e para escoamento dos produtos.
Já o membro da Associação de Camponeses das Mulheres Missionárias da Igreja Católica em Kiwaba Nzoji, Alfredo Kibuca enalteceu os apoios que a ADRA vem mobilizando juntos dos seus parceiros, em prol das comunidades.
A par das oito Cooperativas, a ADRA controla em Kiwaba Nzoji, quatro Associações de camponeses. RM/NC/PBC