Adis Abeba - A Comissão da UA, está a organizar, a 2ª Sessão Extraordinária do Comité Técnico Especializado em Comunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (CTE-CICT), sob o tema “Aproveitar os dividendos da era digital e mitigar os seus riscos exige uma acção estratégica e coordenada de todos”.
A decorrer de hoje até quinta-feira, no formato virtual, a sessão tem como propósito sublinhar a importância de África abraçar o seu futuro digital e a necessidade premente de uma abordagem coordenada para enfrentar os desafios e oportunidades urgentes decorrentes da transformação digital.
Segundo o site da União Africana, “hoje, as tecnologias digitais e emergentes, como a Inteligência Artificial (IA), estão a moldar a nossa realidade económica e política e a sustentar infraestruturas críticas das quais as sociedades modernas dependerão”.
Em discussão estarão A Estratégia Continental sobre a Criação de um Ambiente Político e Regulatório para o Mercado Único Digital de África; As Diretrizes sobre a Integração do Fornecimento de Dados em Protocolos de Comércio Digital; A Política sobre Segurança e Empoderamento Infantil Online; O Quadro Conceptual da Estratégia Continental de Inteligência Artificial (IA).
De entre os principais objectivos da CTE-CICT extraordinária constam a apresentação do projecto de Pacto Digital Africano para apreciação, do projecto de Estratégia Continental de Inteligência Artificial (IA) para consideração, bem como submeter o Pacto Digital Africano e a Estratégia Continental de IA aprovados ao Conselho Executivo para apreciação e adopção.
A participação está aberta a ministros responsáveis pelas TIC, Correios e Comunicação e Informação e os seus respectivos peritos dos Estados-membros da UA, Organizações Africanas e Internacionais, Parceiros Africanos e Internacionais de África que lidam com Tecnologias de Comunicação e Informação, sector privado, academia e ONG. ADR