Djibuti - O secretário da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Workneh Gebeyehu, analisou com o ministro das Relações Exteriores do Djibuti, Mahmoud Ali Youssouf, questões de paz e segurança regional, à margem da 79ª Assembleia Geral da ONU.
Durante o encontro, a entidade africana forneceu informações actualizadas sobre a sua recente visita à Somália e reafirmou com Youssouf o compromisso de trabalhar em estreita colaboração para reduzir as tensões e reforçar a cooperação no Corno de África.
“O IGAD continuará a trabalhar incansavelmente para reduzir as tensões na região e harmonizar os nossos esforços em termos de cooperação regional”, sublinhou o secretário executivo no seu site social.
A 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova Iorque, tem como tema central deste ano “Unidade e diversidade para promover a paz, o desenvolvimento sustentável e a dignidade humana, em todos os lugares e para todos”, considerado significativo para a missão da União Africana.
Assim, a delegação de alto nível que o representa participará em discussões críticas com representantes dos Estados-Membros e altos funcionários de organizações internacionais, incluindo a União Africana, as Nações Unidas e os principais parceiros de desenvolvimento.
As reuniões centrar-se-ão na promoção da cooperação regional e na abordagem de questões urgentes de paz, segurança e desenvolvimento económico, consideradas fundamentais para a estabilidade futura da região. JM