Pretória (Da correspondente) - O Serviço Meteorológico da África do Sul (SAWS - na sigla original) alertou para a possibilidade de chuvas fortes que podem resultar em inundações significativas nas províncias de Limpopo e Mpumalanga (norte e nordeste do país, respectivamente).
“Espera-se por uma intensa precipitação na ordem dos 200 a 400 mm a partir da noite desta quinta-feira, facto que se prolongará ao longo de todo final de semana, o que pode ser catastrófico a julgar pelas grandes enchentes que nas últimas semanas têm causado danos de recuperação demorada”, alertou o SAWS em comunicado.
Para além das fortes chuvas, esperam-se também ventos fortes originários do Ciclone Tropical "Freddy" a nordeste, de momento com velocidade média de cerca de 45km/h, enquanto se dirige para o sul de Moçambique.
"A tempestade que já assolou o Madagáscar com ventos de 150 km/h e rajadas de até 180 km/h, foi enfraquecendo significativamente à medida que se aproxima do terreno acidentado", explicou.
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) designou o Centro de Meteorologia Especializado Regional (RSMC), localizado na ilha Reunião (no oceano indico e a cerca de 800 km a leste de Madagáscar) para seguir monitorando, uma vez que se prevê que "Freddy" irá continuar na direcção oeste-sudeste nos próximos dias, recuperando a sua força na noite de hoje ao se aproximar do Canal de Moçambique.
O Serviço Meteorológico da África do Sul, em consulta com as Estruturas de Gestão de Catástrofes Nacionais, continuará a acompanhar os desenvolvimentos - 24 horas/dia ao longo de toda semana, emitindo actualizações regulares, através de uma variedade de meios de comunicação social e plataformas digitais.