Teerão - O Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, chegou hoje ao Uganda, segunda etapa da viagem a África, a primeira de um dirigente iraniano em 11 anos, que visa quebrar o isolamento internacional de Teerão.
Esta digressão por três países do continente, que deveria ter começado na terça-feira, mas que foi adiada por um dia, ocorre numa altura em que Teerão tenta ultrapassar o seu isolamento diplomático, encontrando novos aliados na cena internacional.
Raissi, que se encontrou hoje de manhã com o seu homólogo queniano, William Ruto, em Nairobi, chegou à tarde a Entebe, no Uganda, onde deverá manter conversações com o Presidente, Yoweri Museveni.
O Presidente iraniano tem previsto deslocar-se quinta-feira a Harare, no Zimbabwé, para se encontrar com o Presidente, Emmerson Mnangagwa.
Em Teerão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani, descreveu a viagem como um "novo ponto de partida" para reforçar os laços económicos e comerciais entre Teerão e os países africanos", acrescentando que o Irão e os três países visitados partilham igualmente "pontos de vista políticos comuns".AM/DSC