Pretória (Da correspondente) - A África do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de infecção por coronavírus da variante XBB.1.5, certificada, a partir de uma amostra, por investigadores da Universidade de Stellenbosh, da África do Sul.
Segundo a técnica da covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, que prestou a informação a ANGOP, em Pretória, a variante XBB.1.5 é, actualmente, a subvariante mais transmissível da pandemia.
Referiu ainda que a variante XBB.1.5 é a estirpe dominante nos Estados Unidos. Foi já detectada em pelo menos 28 países.
Entretanto, o Departamento de Saúde da África do Sul informou hoje que está em contacto com cientistas, para melhor se pronunciar sobre a descoberta da nova variante do Coronavirus.
Até a semana passada, cerca de 38. 271.917 doses tinham sido administradas no país, que conta com mais de 19 milhões de pessoas imunizadas.
A última actualização de dados da pandemia feita em Dezembro de 2022 dava conta de um número acumulado quatro milhões de infectados, com mais de 3,9 milhões de recuperações.