Niamei - Doze agricultores morreram hoje nos seus campos agricolas em Doukou, na região de Tillabéri, por Homens armados onde o grupo extremista Estado Islâmico está activo, informou as autoridades locais.
Khalidou Harouna, um residente da aldeia, explicou que as 12 pessoas, "assassinadas a sangue frio", viviam nas aldeias de Doukou Saraou e Doukou Makani, perto da cidade de Namari-Goungou, a menos de 30 quilómetros de Tillabéri.
"Estavam a lavrar os seus campos quando os atiradores os surpreenderam e abriram fogo indiscriminadamente. Alguns camponeses conseguiram escapar dos tiros", acrescentou Harouna, citado pela agência espanhola EFE.
Informado do assalto, um destacamento das forças de defesa e segurança da zona deslocou-se à aldeia para iniciar uma operação de busca e tentar localizar os atacantes.
A região de Tillabéri, que faz fronteira com o Burkina Faso e Mali (na área conturbada conhecida como "as três fronteiras"), enfrenta ataques terroristas periódicos contra civis e militares desde 2017, causando deslocamentos forçados da populações.DSC