Ndalatando - Um projecto denominad "Welcome to Angola" está a ser desenvolvido na província do Cuanza-Norte, com o objectivo de divulgar as potencialidades turísticas locais.
O projecto, de iniciativa de privada, iniciou esta quarta-feira com a recolha de informações e filmagem das principais atracções turísticas da província para divulgação pelo país e o mundo, com vista a promover o turismo na região.
O trabalho, cujo ponto de partida foi a filmagem o Horto Botânico do Kilombo e o Largo 1º de Maio (centro da cidade), será divulgado através das redes sociais e canais de comunicação de referência nacional e internacional.
A iniciativa, apresentada ao governador provincial, João Diogo Gaspar, consta do programa de responsabilidade social das empresas Daimic Motors, Edicenter, Jornal de Angola e Económico, ENSA, Pumangol e TV Zimbo.
O governador João Gaspar enalteceu o projecto, sublinhando ser uma oportunidade que vai favorecer a divulgação do grande potencial turístico do Cuanza-Norte e garantiu apoio institucional.
Cristina Carla, coordenadora da comitiva, esclareceu que o projecto já foi implementado em outras províncias do país e tem como embaixadores figuras famosas, entre músicos, modelos, humoristas, que ajudam a maximizar os resultados.
Informou que os trabalhos de filmagem e divulgação dos locais turísticos da província serão desenvolvidos com maior amplitude no mês de Fevereiro, para que a população possa sentir os benefícios da existência de um ponto turístico na sua comunidade.
A província do Cuanza Norte tem 85 centros e espaços turísticos, dos quais dois estão classificados - a cidade do Dondo e o centro turístico de Massangano, ambos no município de Cambambe.
Dos pontos turísticos cadastrados, 35 têm acesso com condições propícias para o turismo rural, náutico e ecológico.
Os pontos turísticos estão localizados nos 10 municípios da província, em que se destacam o Horto Botânico do Kilombo, a Fonte de Água de Santa Isabel, as Furnas do Zanga e o Morro do Binda, no município de Cazengo, o Centro Turístico de Massangano, a Marginal do Dondo e Corredor do Kwanza, em Cambambe.
O Santuário de Camabatela, no município de Ambaca, as Furnas de Kokolombolo e Quedas da Quilessa (Lucala), assim com a Zona Turística e de Consagração de Mazalala (Golungo Alto), constam dos locais cadastrados.
Localizada no extremo Oeste de Angola e a 190 quilómetros de Luanda (capital do país), a província do Cuanza-Norte tem uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados. EFM/IMA/AC