Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu hoje, sexta-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, cujo conteúdo não foi revelado.
Foi portador da missiva, o ministro da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, Abdourahmane Sarr, que, na qualidade de enviado especial do estadista senegalês foi recebido em audiência pelo Presidente João Lourenço.
Abordado pela imprensa no final do encontro, o emissário do líder senegalês informou que no quadro das boas relações entre Angola e o Senegal manifestou em nome do seu governo total apoio ao estadista angolano, enquanto Presidente em exercício da União Africana, mandato que cumprirá até Fevereiro de 2026.
Disse que o governo senegalês vai trabalhar com as estruturas da União Africana no sentido de apoiar a presidência angolana na criação e desenvolvimento de mais infra-estruturas nos países africanos .
“Queremos ajudar o Presidente João Lourenço na sua presidência a conseguir financiamentos para implementação de projectos que a África precisa para impulsionar o seu desenvolvimento”, realçou .
As relações de cooperação entre Angola e Senegal são historicamente amistosas e baseadas em princípios de cooperação bilateral, solidariedade africana e integração continental.
Ambos países mantêm relações diplomáticas formais desde os primeiros anos após a independência de Angola em 1975.
São membros da União Africana (UA), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola) e da Organização da Cooperação Islâmica (Senegal), além de outras organizações multilaterais africanas e internacionais.
A cooperação bilateral incide fundamentalmente nas áreas do comércio, cultura, educação, defesa, agricultura e energia. AFL/ART