Cassengo – Os gestores públicos e distintos responsáveis das unidades orçamentadas e órgãos dependentes da Lunda-Sul, beneficiaram, esta terça-feira, de uma formação de capacitação em matérias sobre a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE)/2025.
A formação de um dia, decorreu no município do Cassengo (Lunda-Sul) e visou elucidar e disciplinar os gestores no manuseio das finanças públicas e alinhar os mesmos com os princípios da legalidade.
Na abertura do evento, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Mendes Gaspar, considerou fundamental a capacitação dos gestores e demais intervenientes dos órgãos públicos, para aplicarem com zelo, responsabilidade e clareza, os recursos disponíveis.
“Os desafios são grandes e as necessidades crescentes da população exigem uma execução que correspondam a demanda do presente e preparação do futuro para o desenvolvimento do país e da Lunda Sul em particular”, salientou.
Sublinhou que a nível local vários projectos e políticas estão a ser implementados para potencializar os agentes económicos,
O governador defendeu a necessidade dos empresários, servidores públicos e distintos empreendedores, trabalhem juntos para o crescimento da economia.
No encontro foram analisados ainda temas como “Metodologia de execução do Projecto de Investimento Público (PIP)”, “Principais alterações introduzidas nas regras de execução do OGE/2025”, “Contratação pública e patrimonial” e “Plano Estratégico da Contratação Pública”.
Participaram do seminário, membros do Governo, administradores municipais e gestores das unidades orçamentais dos Órgãos da Administração Local do Estado.JW/ASS