Luanda – O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, reiterou, esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de se atrair mais investimentos para as múltiplas cadeias de valor do sector mineiro, para aumentar o peso no Produto Interno Bruto (PIB) angolano.
Em declarações à imprensa, à margem da palestra sobre "A história do Trabalhador Mineiro nos 50 anos de Independência Nacional", sublinhou que, desde 2017, a captação de novos investidores possibilitou o relançamento da indústria mineira no país.
A título de exemplo, apontou o regresso ao país de grandes empresas do sector, como a Rio Tinto, que está a operar no sector em fase de prospecção.
“Temos muitos projectos mineiros de realce a funcionar, facto que permite o aumento de mais postos de trabalho directo e indirectos. Por exemplo, até ao momento, o sector diamantífero tem aproximadamente 25 mil empregos direitos, além de empregos indirectos”, destacou.
Referiu que, actualmente, existe uma série de novos projectos que irão entrar em funcionamento, para contribuir no crescimento e desenvolvimento do sector mineiro.
Por sua vez, o director do gabinete de Tecnologia de Informação e Comunicação Institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Luciano Canhanga, considerou o sector mineiro como um dos pilares básicos da economia, com impacto directo na criação de riqueza, geração de receitas e na diversificação da base produtiva nacional.
Quanto às jornadas do Dia do Trabalhador Mineiro, que se assinala a 27 deste mês, o responsável fez saber que o Executivo angolano reconhece e valoriza o esforço de todos os profissionais do sector, que diariamente superam dificuldades e fazem da mineração uma actividade estratégica para o desenvolvimento sustentável do país.
Sob o lema "Mineração responsável, futuro brilhante”, disse que este conteúdo reflecte o compromisso colectivo com uma actividade mineira cada vez mais sustentável, transparente e voltada para o desenvolvimento das comunidades e das futuras gerações.
“Actualmente, vivemos um contexto caracterizado por um excesso de produção e pela consequente baixa dos preços das commodities mineiras. Esta realidade coloca desafios significativos ao nosso sector, exigindo de todos nós maior empenho, sendo essencial que os trabalhadores mineiros mantenham a sua determinação e profissionalismo, contribuindo de forma activa para a consolidação e modernização das actividades extractivas”, destacou.
As acções de celebração do MIRAMPET sobre o Dia do Trabalhador Mineiro Angolano decorrem de 15 a 27 deste mês, que serve para destacar a importância estratégica do sector de recursos minerais no âmbito do desenvolvimento económico e social do país.
Ao longo deste evento, vão decorrer, em distintas províncias do país, actividades de carácter técnico-científicas, desportivas, culturais e recreativas que envolvem entes ligados ao sector. HM/QCB