Cairo – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, chefia a delegação angolana que participa, neste domingo e segunda-feira, na Conferência "NewSpace Africa 2025", dedicada ao fortalecimento da economia africana por via da inovação espacial.
O governante chegou no sábado à cidade do Cairo, acompanhado pelo director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Zolana João, e pelo chefe de Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais de Angola, Luciano Lupedia.
Segundo uma nota dos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Árabe do Egipto, a que a ANGOP teve acesso, a conferência decorre até quarta-feira, na cidade do Cairo.
O evento é uma plataforma internacional de primeira linha que reúne os principais líderes da indústria espacial, empresas espaciais comerciais, investidores e principais partes interessadas em tecnologias espaciais e de satélite.
A conferência, uma organização conjunta da Agência Espacial Africana e da Agência Espacial Egípcia, decorre sob o lema "Empoderando a Economia de África por meio da Inovação Impulsionada pelo Espaço" e vai testemunhar o lançamento da Agência Espacial Africana.
A iniciativa vai congregar representantes de agências espaciais africanas e internacionais, além de representantes de governos e de grandes empresas privadas que operam na indústria espacial global e organizações internacionais.
A actividade vai permitir que os países africanos mostrem as suas capacidades espaciais, explorem oportunidades de colaboração e cooperação e impulsionem a inovação na indústria espacial.
A circunstância vai proporcionar diferentes momentos, incluindo sessões de interacção e discussões em grupo para discutir os desafios e oportunidades mais relevantes, exposições sobre as mais recentes inovações, reuniões B2B, e oportunidades de networking para melhorar a cooperação empresarial, permitindo a construção de novos relacionamentos e parcerias que irão aprimorar o desenvolvimento da economia espacial de África.
À margem da conferência, a agenda do ministro Mário Oliveira reserva audiências a diferentes instituições, incluindo a Airbus e o grupo empresarial egípcio Elsewedy.
A Airbus é uma empresa aeroespacial europeia, enquanto a Elsewedy é uma empresa de Engenharia e Construção, Soluções Digitais e Investimentos em Infraestrutura, que opera no mercado angolano perto de 10 anos. OHA