Luanda – A criação de uma associação dos secretários-gerais ou de um Comité Executivo para dar suporte técnico ao secretariado permanente do Fórum Parlamentar das Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) dominou este domingo, em Luanda, o encontro entre os responsáveis da organização regional.
Em declarações à imprensa, à saída da reunião, Pedro de Neri, pela parte angolana, referiu que a intenção visa a dar melhor qualidade aos assuntos discutidos pelos deputados da instituição.
Adiantou que Angola, durante o fórum, vai apresentar como sugestão a criação do Comité Executivo dos Secretários-Gerais, olhando para o modelo do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Outro assunto abordado, disse, foi a falta de pagamento de quotas por parte de alguns Estados membros da FP-CIRGL, referindo que a inquietação vai ser tratada, no sentido de todos cumprirem com a obrigação.
“Sem o pagamento de quotas, o secretário-geral do fórum tem dificuldade em trabalhar, por isso os recursos financeiros são necessários para a execução das actividades programadas pela a organização”, defendeu.
Para o secretário-geral da Assembleia Nacional, os países membros da CIRGL têm de honrar este compromisso, de forma a tornar mais dinâmica, mais proactivo o próprio secretariado.
Deu a conhecer que também foi tratado, na presença do secretário-geral interino do FP-CIRGL, Ronald Tembo, a possibilidade do aumento do número de quadros angolanos no secretariado.
Ronald Tembo referiu que o fórum depende das contribuições anuais dos Parlamentos membros, apelando aos seus colegas para apontarem estratégias que levem ao cumprimento da quotização da instituição.
A 15 Sessão do Fórum Parlamentar da CIRGL, que hoje iniciou, vai decorrer até dia 25, sob o lema “Analisar a Situação Política, de Segurança e Humanitária na Região". Angola vai assumir a presidência rotativa da organização, substituindo a Zâmbia.
O Estado angolano foi oficialmente convidado a membro da organização em Janeiro de 2013, tendo aderido ao Fórum em Novembro de 2014. LDN/VIC