Luanda - Questões relacionadas ao incremento da cooperação entre Angola e o Gabão foram analisadas esta segunda-feira, em Luanda, durante uma audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu ao embaixador cessante desse país, Guy Blaise Wezet.
Em fim de missão de nove anos em Angola, o diplomata gabonês, que se despediu do estadista angolano, assinalou que os dois governos vão continuar a trabalhar no reforço das relações de cooperação, com particular realce para o domínio económico e comercial, para o desenvolvimento dos respectivos povos e países.
Relativamente à situação política do Gabão, o embaixador considerou “estável”, após a realização das eleições presidenciais, em 12 do corrente mês, que deram vitória a Brice Clotaire Oligui Nguema, com 90,35% dos votos.
As relações de cooperação entre Angola e o Gabão têm sido historicamente marcadas por laços de amizade, diplomacia activa e interesses mútuos no contexto africano, especialmente na sub-região da África Central.
Os dois países mantêm relações diplomáticas há longa data, sendo ambos membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), o que reforça a cooperação regional.
Entre os dois governos existe uma colaboração em fóruns multilaterais africanos e mundiais, como a União Africana e a CEEAC, para promover a paz, segurança e integração regional, bem como com a ONU. AFL/VIC