Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente angolano lamenta morte do Papa Francisco

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Segunda, 21 Abril de 2025 | 13h52
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A morte do Papa Francisco constitui um duro golpe para o mundo e uma imensa perda para os cristãos católicos, considerou esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

Numa mensagem de condolências enviada aoao decano do Colégio Cardinalício, sua eminência Giovanni Battista,  o estadista angolano afirma que os cristãos viam em Jorge Mario Bergoglio uma esperança na construção de um mundo mais justo e equilibrado, por ter sido comprometido com a paz, a justiça social e os mais desfavorecidos.

João Lourenço refere que o Papa soube ser um intérprete sagaz das inquietações do mundo moderno e, em face disso, “pudemos ter tido o privilégio de o ver avançar em tomadas de posição corajosas que modificaram abordagens desajustadas do nosso tempo e atenderam mais cabalmente questões sobre a diversidade no seio da Igreja Católica”.

O Chefe de Estado apresentou, em nome do Executivo angolano e do seu próprio, ao Estado do Vaticano e aos fiéis da Igreja Católica em todo o mundo, as mais sentidas condolências pelo passamento físico “desta insigne personalidade universal".

Expressou, igualmente, sentimentos de solidariedade à Igreja Católica e ao mundo, nesta hora de dor e luto.

O Santo Padre morreu aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, às guerras e à uma pandemia.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, o Papa Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Sumo Pontífice esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo recebido alta em 23 de Março.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, um dia antes de morrer.VIC

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+