Catete - Os fieis da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista) celebraram, neste domingo, em Catete, o 90º aniversário da Teofania aos Tocoistas, ocorrido nesta localidade a 17 de Abril de 1935.
A teofania para os Tocoista é entendida como o acto da "aparição de Deus ao profeta líder fundador da Igreja, Simão Gonçalves Toco", momento vivenciado em Catete em 1935, onde recebeu o "dom do Espirito Santo".
O evento encerrado neste domingo decorreu de 19 a 20 deste mês e juntou em Catete cerca de seis mil peregrinos oriundos das províncias do Bengo, Luanda e Icolo e Bengo.
No sermão, o bispo auxiliar, dom Simão Fernando Quibeta, que presidiu às celebrações, sublinhou que as pessoas devem abandonar o estilo de servidão deste mundo e procurar a alegria e harmonia em Deus para criação de uma sociedade mais pacífica.
Por seu turno, o administrador municipal de Catete, província de Icolo e Bengo, Anderson Pedro, disse ser um ganho para o povo de Catete a celebração da teofania, realizada em seu território.
"A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo já faz parte do povo de Catete e o Santuário, (local da aparição de Deus ao profeta, Simão Gonçalves Toco) é um espaço para todos habitantes deste território nacional", frisou o administrador.
Este evento realiza-se anualmente em saudação ao seu líder fundador, Simão Gonçalves Toco, falecido a 31 de Dezembro de 1983, vítima de doença, aos 65 anos da idade, em Luanda.
A igreja que foi fundada em 25 de Julho de 1949 tem representação no continente Americano, Africano, Asiático e na Europa. Clau/AJQ