Talatona - Os serviços de homologação de contratos de trabalho e registo nominal dos trabalhadores passaram, a partir desta sexta-feira, a ser realizados exclusivamente de forma digital através do portal do INEFOP – www.inefop.gov.ao
No acto de lançamento da plataforma, o director-geral do INEFOP, Manuel Bangui, explicou que o Registo Nominal do Trabalhador (RENT) é um instrumento fundamental no domínio do acompanhamento das políticas públicas relativas ao emprego e o acompanhamento da evolução do mercado de trabalho.
Explicou que a ferramenta permitirá ter uma informação completa sobre o número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, os salários que auferem e o cumprimento do enquadramento dos 70 por cento de trabalhadores nacionais e 30 estrangeiros nas empresas locais.
Referiu que no ano passado realizou-se a campanha RENT e o registo foi de 222 mil empregos.
Manuel Bangui citou que o desafio é também chegar perto de um milhão e meio de trabalhadores registados no RENT, para permitir um melhor acompanhamento das políticas públicas no domínio do emprego, formação profissional e o cumprimento do salário mínimo nacional.
Actualmente o RENT conta com 222 mil trabalhadores.
Explicou que anteriormente as empresas comunicavam sobre os postos de trabalho criados, num período de 8 a 30 dias, mas hoje não haverá necessidade porque o serviço está integrado, o que melhora ainda mais as estatísticas.
No ano passado, os centros de empregos registaram 179 mil procuras de emprego e apenas 99 mil colocações, num total de 222 mil postos de trabalho criados em 2024.
Para o responsável o que se pretende é que o canal privilegiado, para as empresas fazer as suas colocações, passam a ser os serviços de emprego, sendo que demais serviços poderão acompanhar a evolução do mercado de trabalho e desenvolver os seus trabalhos através das informações prestadas pelos centros de emprego.
“É assim que funcionam em todos os países é uma recomendação Organização Internacional do Trabalho. VS/MAG