Luanda – O Petro Atlético conquistou esta sexta-feira a Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, com vitória ante o Vila Clotilde, por 110-82, em desafio disputado no pavilhão da Cidadela, em Luanda.
A formação derrotada, que pela primeira vez chega a uma final, ainda equilibrou a partida no primeiro quarto, perdendo apenas por quatro pontos de diferença, 17-21.
Este resultado surpreendente, tendo em conta o nível superior do adversário, campeão nacional e campeão africano em título, transmitiu a falsa ideia de um jogo de resultado imprevisível.
O segundo quarto provou isso mesmo. O Petro, mais experiente e com jogadores de maior valia técnica, acabou por impor o seu ritmo e venceu facilmente por 61-41.
Aboubakar Gakou e Rigoberto Mendonza assumiram as jogadas de ataque da equipa do “eixo-viário”, resultando daí 20 pontos de diferença até ao intervalo.
No recomeço da partida, o técnico do Petro colocou na quadra parte dos jogadores menos utilizados e ainda assim a equipa manteve-se superior, perante a um adversário inferior, sim, mas que nunca desistiu.
Por parte deste Vila aguerrido, Custódio Germano foi dos mais inconformados, mas não evitou mais uma derrota de 63-89.
No último período, com o resultado consolidado, o Vila não baixou os braços e ainda procurou, por via do jogo exterior, reduzir a desvantagem, mas foi o Petro a dilatar o resultado final e atingir a chapa 100 (110- 82).
Apesar da derrota, o atleta do Vila Clotilde, Custódio Germano, foi o melhor marcador, com 26 pontos, seguido de Rigoberto Mendonza, do Petro de Luanda, com 22.
Sete jogadores dos “tricolores” chegaram na casa dos dois dígitos, enquanto pelos oponentes apenas três fizeram o mesmo.
O Interclube era o detentor do troféu.
Ficha - técnica
Árbitros: Francisco Tando, Mbunga Pedro e António Luvati
Equipas:
Petro de Luanda - Gerson Domingos (02), Eduardo Simão (00), Yanick Moreira (11), Childe Dundão (13), Kenneth Manuel (11), Mbuloukou Diabaté (09), Carlos Cabral (00), Cleusio Castro (10), Abou-Bakar Gakou (15), Pape Badji (11), Glofate Buiamba (06) e Rigoberto Mendoza (22)
Técnico: Sérgio Valdeomilos
Vila Clotilde - Pedro Chita (07), Hilário Tito (19), Custódio Germano (26), Adão Antonio (05), Nidio Candeeiro (00), Gilson Martins (12), André Lima (02), Ivanov Morão (01), Eddy Pellon (00), Carlos José (00), Fidel Cabita (02) e Ernesto Mungue (08)
Técnico: João Baptista
BSV/WR/MC