Huambo – Taxistas e moto-taxistas, com situação regularizada, receberam, este domingo, cartões de subvenção à gasolina, entregues pela governadora da província do Huambo, duas semanas depois da primeira entrega.
Trata-se de uma entrega simbólica dos mais de seis mil cartões que a província recebeu, para serem distribuídos, nos próximos dias, aos operadores de táxi e moto-táxi.
Na ocasião, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, considerou que a entrega dos cartões de subvenção à gasolina constitui um passo importante e de alívio para o Governo local e para os taxistas, pois não é um processo fácil para ser gerido.
Destacou a compreensão deste segmento social, ao desejar que o processo corra de forma satisfatória e com celeridade, para o cumprimento dos objectivos preconizados.
Pediu serenidade e calma aos taxistas e moto-taxistas, tendo em conta que o Executivo angolano está a resolver todos os constrangimentos que impediam a boa condução do processo.
Por seu turno, o presidente da Associação dos Taxistas na província do Huambo, José Nunes, mostrou-se satisfeito pela recepção dos cartões, bem como das explicações recebidas pelas autoridades locais sobre o andamento do processo.
Apelou aos associados, sobretudo, os que já efectuaram o licenciamento, para terem calma, pois todos poderão receber os cartões da subvenção da gasolina no gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana e nas administrações municipais.
Acrescentou que, com o gesto, mais taxistas e moto-taxistas da província poderão aderir ao processo de cadastramento e de licenciamento, para comprarem a gasolina ao preço de 160 kwanzas.
Na província do Huambo estão cadastrados um total de 14 mil 340 moto-taxistas e 260 taxistas, porém apenas cumpriram com os requisitos para o licenciamento, nove mil 281 moto-táxistas e 200 taxistas (Toyota Hiace-azul e branco e os veículos ligeiros, os vulgo gira bairros). ZZN/ALH