Ndalatando – Trinta quilómetros da estrada que liga os municípios de Samba-Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo, na província do Cuanza-Norte, já estão asfaltados, melhorando a circulação de pessoas e bens nestas localidades.
O troço consta de um pacote de três lotes, nomeadamente Samba Caju/Uiangombe/Banga, num percurso de 46 quilómetros, Banga/Quiculungo (35,5 Km) e Quiculungo/Bolongongo (9,5 Km), totalizando 92 quilómetros, segundo o responsável da empresa encarregue à execução das obras, José Barbante.
Em declarações à ANGOP, a fonte disse que foram intervencionados, até ao momento, cerca de 65 quilómetros do traçado, com a aplicação das camadas de sub-base e de base, bem como 30 quilómetros de tapete asfáltico, no sentido Samba-Caju/Banga.
Indicou, também, a conclusão de 100 passagens hidráulicas em manilhas e 54 em caixas de betão, bem como sete pontes com vão entre 16 e 30 metros de comprimento.
As obras, iniciadas em 2017 e paralisadas durante três anos, devido à crise financeira, estão a cargo da empresa Griner.
José Barbante adiantou que a empresa, que retomou as obras, em Outubro do ano transacto, prevê chegar com o asfalto à vila da Banga, dentro de dois meses, e no Bolongongo em Dezembro do ano em curso.
A via tem uma plataforma de oito metros de largura com 15 centímetros da camada de leito, 20 centímetros de sub-base e os mesmos da camada de base e cinco centímetros de camada de asfalto.
A empreitada estava, inicialmente, orçada em 11 mil milhões, 623 milhões, 865 mil e 305 kwanzas, com prazo de execução de 15 meses.
A mesma sofreu reajustes, devido à subida dos preços dos materiais de construção, estando agora orçada em cerca de 27 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o responsável, os trabalhos apresentam um grau de execução física na ordem de 64 por cento.
O projecto de asfaltar a principal via de ligação entre Ndalatando (sede da província) e os referidos municípios do Cuanza-Norte remonta a 2007, altura em que um troço de 12 quilómetros recebeu a primeira camada do tapete asfáltico.
A obra faz parte do projecto da reabilitação e asfaltagem da estrada intermunicipal entre Samba Caju, sede municipal, passando pelas vilas da Banga, de Quiculungo e Bolongongo, até à sede da comuna de Terreiro, num total de 129 quilómetros. DS/IMA/QCB