Lubango – A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) iniciou hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, a produção regular de cartões “GiraMais” para empresas e o grande público, com objectivo de massificar a utilização desse serviço.
Trata-se do terceiro serviço “GiraMais” da ENBI, de acesso aos transportes públicos, pois até agora tinham direito ao cartão apenas dois grupos, nomeadamente alunos dos seis aos 15 anos e antigos combatentes, deram a conhecer à imprensa, nesta cidade, o seu administrador executivo da instituição, Pedro Pereira.
Falando aos jornalistas à margem do lançamento dos passes regulares, o responsável afirmou que o crédito do documento, que estará à disposição dos utentes interessados, não é bonificado, sendo que para se ter acesso o mínimo é uma tarifa de 150 kzs.
Reforçou que a utilização dos passes constitui uma mais-valia para os usuários, cujo primeiro passo, tem a ver com a diminuição da evasão de receitas, que é um facto a nível dos transportes, bem como vai resolver a problemática dos trocos, que muitas vezes dificulta o embargue dos passageiros.
Considerou que os operadores de transportes públicos têm tido algum prejuízo com a transacção de dinheiro vivo a bordo, especificamente por envolvimento directo de motoristas e cobradores na recepção dos valores.
Alertou que através de passes aos funcionários públicos e privados, poder-se-á dar uma dotação financeira para o transporte, o que não permitirá os trabalhadores desviarem o dinheiro para outros fins.
Fez saber que, numa primeira fase, a produção diária poderá oscilar de 500, mil a cinco mil passes em seis províncias de Angola, nomeadamente, Luanda, Benguela, Huambo Malanje, Cabinda e Huíla este último palco da implementação do projecto em Agosto de 2023, na Feira de Municípios e Cidades de Angola (FMCA). JT/MS